Entrar

Exclusivo para Sócios FGCT

Guia de Identificação de Espécies

Muitos são os animais que outrora abundantes, eram considerados "de caça ", mas que hoje, devido ao avanço tecnológico e a conseqüentealteração do meio ambiente natural, estão fadadas a diminuição das suas populações, se não houver uma radical conscientização dos cidadãos, resultando em proteção e melhor utilização dos recursos naturais.

Vários são os dispositivos legais criados para atender à essas necessidades.Desses, são exemplos dos mais fortes a lei n° 5.197 - Proteção à Fauna, e a portaria do antigo IBDF n° 3.481 - Espécies Ameaçadas de Extinção. Além destas existem regulamentações especificas em forma de Portarias e Instruções Complementares de Caça amadorística baixadas pelo IBAMA. Este trabalho, preliminarmente, foi elaborado pelos senhores Flávio Silva (Pesquisador do Museu de Ciências Naturais - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul ) e Walter Adolfo Voss (Técnico em Ornitologia do Parque Zoológico - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul) com o objetivo de complementar graficamente os documentos acima citados.

Para o Estado do Rio Grande do Sul, procurou-se criar, baseado em consultas de bibliografia especializada e em observações próprias, um pequeno guia que auxiliasse na identificação correta da espécies cinegéticas liberadas ou não para o exercício da caça amadorística. Para cada espécie são apresentados caracteres morfológicos como elementos de identificação e alguns dados sobre sua biologia.

Última modificação em

Fique informado

Cadastre-se e receba as últimas novidades da FGCT


Receber em HTML?

Visitantes

144640
HojeHoje914
SemanaSemana5019
MêsMês31582
Seu IP: 54.162.91.86

Federação Gaúcha de Caça e Tiro © Copyright | Todos os direitos reservados