Entrar

Exclusivo para Sócios FGCT

Tiro esportivo: saiba como praticar esse esporte

Os primeiros passos para quem quer praticar esse esporte olímpico.

O tiro esportivo começou a ser praticado ainda na idade média por países europeus. É um esporte, sobretudo, de muita concentração, presteza e autocontrole. Essa prática desportiva demanda um nível acentuado de conhecimentos técnicos e desenvoltura no manuseio das armas utilizadas durante os treinamentos. Podem ser utilizadas armas de fogo ou de ar comprimido.

Modalidades de Tiro esportivo

Uma das modalidades olímpicas mais aguardadas e apreciadas, o tiro esportivo, nas competições amadoras e profissionais, é dividido em três estilos:

Pistola - prova onde o tiro é disparado usando uma pistola curta. A empunhadura da arma deve ser feita com apenas uma das mãos.

Carabina - Essa prova é realizada com uma arma maior, de cano longo. Aqui, a pontuação máxima vai para o competidor que atingir o alvo localizado no meio de vários círculos. Acertar nos círculos garante pontuações que variam de acordo com a proximidade das circunferências para com o alvo. O atirador que acumular um maior número de pontos ganha a competição.

Tiro ao prato - Essa prova possui duas modalidades, o Skeet e Fossa Double. O competidor deve acertar pratos feitos de materiais como barro e argila, arremessados com velocidade ao ar (chegando a quase 90km/h). Vence a prova quem conseguir acertar o maior número de pratos. Cada prato equivale a um ponto ganho. No Brasil, o órgão responsável pela regulação do esporte é a Confederação Brasileira de Tiro Desportivo. Saiba o que é preciso para praticar o esporte:

Ser filiado a um clube de tiro

O primeiro passo é se tornar filiado a um clube de tiro. Nesse espaço, você aprende tudo o que precisa para exercitar da melhor maneira o tiro esportivo. Tais clubes oferecem cursos práticos e teóricos, competições para testar habilidades e demais ensinamentos. Os alunos são instruídos sobre procedimentos que envolvem técnicas comportamentais, como manipular, conservar e utilizar corretamente os armamentos durante as provas, dentre outras regras indispensáveis para a boa prática desse esporte.

Adquirir a documentação necessária

Toda a documentação é expedida pelo exército. Para adquiri-la, é preciso solicitar o CR (Certificado de Registro) junto ao comandante responsável pela comarca do exército no seu estado. Após a apresentação de todos os documentos exigidos. O certificado de registro é válido por dois anos. Sendo necessário, num prazo máximo de 90 dias antes do vencimento, fazer o requerimento do novo registro.

Arma e munição adequada

Com o certificado de registro em posse, para comprar o armamento e munições usadas no esporte, o praticante de tiro precisa passar por exames que testarão o seu grau de capacidade na prática esportiva. Os praticantes de tiro também serão submetidos à realização de exames psicotécnicos e que comprovarão suas reais habilidades no esporte. Apenas após passar nesses exames, a pessoa estará apta para dar entrada na autorização de compra das armas e munições apropriadas.

Utilizar os equipamentos corretos de proteção

A segurança é de suma importância para o exercício do tiro esportivo. O aluno deve estar trajando todos os equipamentos de segurança determinados: óculos de proteção especial, tampão de ouvidos e colete que serve para armazenar a munição usada no treino.

Última modificação em

Fique informado

Cadastre-se e receba as últimas novidades da FGCT


Receber em HTML?

Visitantes

204298
HojeHoje132
SemanaSemana10403
MêsMês28922
Seu IP: 54.92.174.226

Federação Gaúcha de Caça e Tiro © Copyright | Todos os direitos reservados